Logótipo do Agrupamento de Escolas da Moita

Agrupamento de Escolas da Moita

Sede: Escola Secundária da Moita

Dia Mundial do Meio Ambiente

Agrupamento | 09/06/2023

No Dia Mundial do Meio Ambiente, dia 5 de junho, decorreu o Congresso Jovem Eco-Escolas, na Junta de Freguesia da Moita.

Tratou-se da reunião conjunta final do Conselho Eco-Escolas da Escola Secundária da Moita e da EB1 n.º2 da Moita, com a participação dos representantes da comunidade escolar (alunos, professores, funcionários, associação de pais e associação de estudantes) e dos parceiros sociais, nomeadamente a S.Energia, a Câmara Municipal da Moita (representada pela Sr.ª Vice-Presidente, pelo Sr.º Vereador da Educação e pela técnica de ambiente que acompanhou os trabalhos desenvolvidos), bem como diversos elementos da Junta de Freguesia da Moita, anfitriã do evento.

Durante toda a manhã decorreram apresentações por parte dos alunos representantes dos grupos/turmas (10.ºB1, 11.ºA1, 11.ºA2, 11.ºA4, 11.ºB1, 11.ºD1, 12.ºA1, 12.ºA2, 12.ºA3, 12.ºB1 e turmas do 1.º, 2.º, 3.º e 4.º ano) que implementaram os seus projetos sobre ambiente e sustentabilidade, conforme programa em anexo. Estes alunos dinamizaram apresentações orais, com recurso a vídeos e maquetes e outros trabalhos desenvolvidos, no contexto de uma partilha entre pares, organizada essencialmente pelos temas: resíduos, água, energia, biodiversidade.

Foi muito recompensante ver o envolvimento de todos, a qualidade dos trabalhos e a articulação entre crianças e jovens (de idades desde os 6 aos 18 anos), e entre os cursos de Ciências, Artes e Humanidades, tendo como elo de ligação a necessidade de conhecer para agir, em prol da valorização e preservação do planeta em que vivemos.

De salientar ainda a entrega do 1.º e 3.º lugar no concurso PeddyApp, promovido pela S. Energia, a alunos do Agrupamento de Escolas da Moita.

A todos os participantes neste eco-momento e a todos os que, ao longo do ano letivo, deram um pouco de si para uma vida em harmonia com a natureza, um enorme muito obrigada!

Dina Dias

(coordenadora Eco-Escolas)

Arquivo